sábado, 13 de julho de 2013

Hoje é Dia Mundial do Rock, bebê!

Galera, hoje, dia 13 de junho, como quase todos devem saber, é o Dia Mundial do Rock. Mas você sabe porquê?! O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o Rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "Dia Mundial do Rock".

E óbvio que a gente do XXII não ia deixa essa data passar em branco, então preparem seu fones e caixinhas de som, pois aqui vai a nossa lista dos 10 clipes considerados por nós como clássicos do Rock and Roll. Confiram!




#ClássicoN°10.

Começando com tudo, nossa 10° colocação fica com Elvis Presley - Jailhouse Rock. A canção, que primeiramente se tornou hit na voz do Rei do Rock foi criada e escrita pelos cantores estadunidenses, Jerry Leiber e Mike Stoller. A música foi lançada como single em 24 de setembro de 1957, para coincidir com o lançamento do filme de Elvis, Jailhouse Rock. O compositor Mike Stoller pode ser visto tocando piano na apresentação do filme da música. Jailhouse Rock faz parte da lista da Rolling Stone das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos e foi nomeada número um do The Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs that Shaped Rock and Roll. Todos Dançando!


 Elvis Presley - Jailhouse Rock


#ClásicoN°09.

Ficou a canção histórica da banda de rock Steppenwolf, Born to Be Wild. A música composta em 1968 e considerada um dos maiores hinos do Rock'n'Roll, dos motociclistas de todo o mundo, é conhecida pelo seu clássico riff, por servir de inspiração para a atitude durante aquele período musical. A canção foi usada como tema do filme Sem Destino (Easy Rider). Born to Be Wild foi a primeira menção do termo Heavy Metal associado com a música rock recebe o crédito com a frase, "Heavy Metal Thunder", contido no segundo verso da letra do clássico, o qual serviria mais tarde para denominar o estilo Heavy Metal, e também, é considerada por muitos críticos a primeira canção Heavy Metal de todos os tempos. Foi regravada por grandes nomes do Rock como The Rolling Stones, The Cult, Miss Piggy, Kim Wilde, Ozzy Osbourne, Slayer e Hinder. Veja o vídeo!
  
 
 Steppenwolf - Born to Be Wild


#ClássicoN°08

Claro que não podia faltar Beatles, então a homenageada foi Come Together. Composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon/McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. Foi lançada em 6 de outubro de 1969, nos Estados Unidos, como lado B do compacto simples. John Lennon escreveu esta música para Timothy Leary, baseado no slogan da campanha deste para o governo da Califórnia em 1969 (Come Together, Join the Party). O início desta gravação marca a volta do engenheiro de som Geoff Emerick ao trabalho com os Beatles. Ele havia abandonado o quarteto no dia 16 de julho de 1968 por não suportar o clima pesado que pairava sobre as sessões de gravação na época. Assista o vídeo!


  Beatles - Come Togethe


#ClássicoN°07

Ficou para o Rock pesado e de atitude do Black Sabbath, com a música Paranoid. Foi o primeiro single do álbum Paranoid, de 1970, com "The Wizard" como o lado-B. Alcançou o número 4 no UK Singles Chart e número 61 no Billboard Hot 100. A canção se concentra em um homem paranóico e o tema da paranóia, com a guitarra de condução e baixo criando uma energia nervosa para ir junto com as letras de Butler. Paranoid também foi usado como o nome do álbum, e um pouco incomum, a palavra paranóico nunca é mencionada nas letras. A música é consistentemente classificada como uma das maiores canções de heavy metal de todos os tempos. Foi classificada como a 34° em 40 Greatest Songs metal da VH1. Em março de 2005, a revista Q colocou no número 11 em sua lista dos 100 Maiores guitarra Tracks. Rolling Stone classificou-o número 250 em sua lista de 500 melhores Songs of All Time e chamou a canção, "uma explosão de dois minutos de protopunk".



Paranoid - Black Sabbath

 #ClássicoN°06

The Doors - Light my Fire ficou como nosso 6° Clássico. Pertencente ao primeiro álbum da banda chamado "The Doors" e lançada em Janeiro de 1967, atingiu o 1° lugar na tabela de singles da Billboard. Re-lançada em 1968, atingiu o 87º posto. A canção foi escrita pelo guitarrista Robby Krieger, embora nos créditos surja "The Doors". Quando o "Doors" ainda nem tinha pisado em um estúdio de gravação, Jim Morrison era o único compositor da banda.. Ele pediu então aos músicos da banda que tentassem compor algumas músicas, pois a gravadora Elektra Records estava interessada em gravar o primeiro álbum da banda, e faltavam mais umas duas músicas para fechar a lista. o guitarrista Robby Krieger então compõe a melodia, a primeira estrofe e o refrão. Morrison gostou e compos a segunda estrofe, bem mais sombria e fúnebre que a primeira e juntos eles finalizam a letra da música. O tecladista Ray Manzarek inventa então aquela introdução muito doida e aqueles solos eternos e a música ficou com mais de 6 minutos. o presidente da gravadora Jac Holzman disse então que se eles encurtassem a música ela seria com toda certeza um sucesso. A princípio os integrantes do Doors reagiram negativamente, mas depois acabaram aceitando e a música passou a ter pouco mais de quatro minutos. E foi nesse formato mais curto que Light my Fire trouxe o estouro da banda no verão de 1967, levando os The Doors para o topo das paradas, e a música se tornou o grande Hit do ano e também daquela geração do fim dos anos 60.


The Doors - Light My fire

 #ClássicoN°05

Nosso 5° Clássico fiicou para Cazuza e seu hino Ideologia. A música é Faixa-título do terceiro álbum solo do cantor de rock brasileiro e foi lançada em 1988. Foi composta pela aclamada parceria de Roberto Frejat e o mesmo, sendo considerada, junto a "Exagerado" e a "O Tempo Não Pára" uma das músicas de maior sucesso do cantor. "Ideologia" foi uma das primeiras letras escritas por Cazuza após ter descoberto ser soropositivo, o que se mostra no verso "O meu prazer agora é risco de vida". O disco Ideologia ganhou o prêmio Sharp de melhor álbum  em 1988 e é considerado um dos melhores álbuns de Cazuza.


Cazuza - Ideologia


#ClássicoN°04

O Clássico de N° 4 ficou para o U2 com With or Without. A música é aterceira faixa e primeiro single do álbum The Joshua Tree, sendo lançada em março de 1987. Alcançou a posição número #1 no Billboard Hot 100 dos Estados Unidos durante três semanas. Foi também lançada nas coletâneas, como The Best of 1980-1990 em 1998, e U218 Singles, em 2006. Em 2010, a Rolling Stone colocou a música de número #132 em sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos. A canção já teve diversas versões feitas por inúmeros artistas internacionais e sendo incluída em várias coletâneas ao redor do mundo. "With or Without You" se tornou uma das canções mais conhecidas do U2, e que muitas vezes aparece nos rankings das melhores músicas de todos os tempos dos críticos de música.


U2 - With Or Without


#ClássicoNº03

Obviamente, teria que ter o hino Satisfaction dos grandes The Rolling Stones. Escrita por Mick Jagger e Keith Richards e produzida por Andrew Loog Oldham, a canção é notável para a guitarra de Richards de três notas riff que abre e dirige a música, e para as letras, que incluem referências a relações sexuais e um tema de anticomercialismo. A última, em particular causou a música a ser "percebida como um ataque contra o status quo". A canção foi lançada como single nos Estados Unidos em junho de 1965. segundo lugar na sua lista dos 500 maiores canções de todos os tempos, pela Roling Stone. A música também entrou nos chats americanos da Billboard Hot 100 no dia 12 de Junho de 1965, permanecendo lá por 14 semanas; sendo número 1 por quatro semanas seguidas. Durante a sua oitava semana nos charts, o single foi certificado como ouro pela RIAA por ter vendido mais de meio milhão de cópias nos Estados Unidos, dando a banda seu primeiro de tantos discos de ouro na América. Mais tarde a canção foi lançada também nos Estados Unidos pela London Recors no álbum Out of Our Heads. De acordo com "Joel Whitburn Presents, Top R&B/Hip-Hop Singles: 1942–2004" a canção também alcançou a posição 19° nos singles de R&B mais vendidos.


Rolling Stones - Satisfaction



#ClássicoN°02

Com letras escritas pelo vocalista Eddie Vedder e a música composta pelo guitarrista Stone Gossard , "Do the Evolution" é a sétima faixa do quinto álbum de estúdio da banda, Yield de 1998. Apesar da falta de uma única liberação comercial, a canção conseguiu chegar ao 33° lugar no Billboard Modern Rock Tracks chart. A canção foi incluída em 2004 álbum de Greatest Hits do Pearl Jam, rearviewmirror (Greatest Hits 1991-2003). Quando se fala em "Do the Evolution", Vedder disse: "Essa música é sobre alguém que está bêbado com a tecnologia, que pensa que é a vida está sendo controlada neste planeta. E outro que está cantando, não sou eu que estou". 



Pearl Jam - Do The Revolution


#ClássicoN°01

O N° 1 foi deixado para a versão de I Love Rock and Roll de Joan Jett & the Blackhearts. Escrita em 1975 por Alan Merrill e Jake Hooker, a canção foi originalmente gravada e lançada pelos The Arrows em 1975 na RAK Records, tendo como vocalista Alan Merrill e produção por Mickie Most. Porém, a versão mais conhecida da canção foi a de Joan Jett. Inicialmente, ela gravou a música no ano de 1979 com dois dos Sex Pistols: Steve Jones e Paul Cook. Essa primeira versão não antigiu o sucesso. Em 1982, Joan regravou a música, dessa vez com a sua banda, The Blackhearts, e foi essa gravação que se tornou um single de 1° lugar no Billboard Hot 100 durante sete semanas, o que lançou efetivamente a carreira solo de Joan Jett e mais tarde alcançou o primeiro lugar nos gráficos australianos. Seu sucesso colocou o álbum de Jett, I Love Rock 'n Roll em segundo lugar nos Estados Unidos. "I Love Rock 'n Roll" está na lista das 100 melhores músicas do século XX, de acordo com o The National Endowment for the Arts.


Joan Jett - I Love Rock and Roll


Essa foi nosso Top Clássicos do Rock, galera. Espero que tenham curtido. Infelizmente, não deu pra colocar todos os clássicos e hinos do estilo, mas esperamos ter agrado com a nossa simples Set List. Agora é só curti essa vibe. Feliz Dia do Rock a todos.


Autor: Carlos Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário