quinta-feira, 16 de maio de 2013

Madonna e seus 30 magestrais anos de carreira


Nossa Rainha do Pop completou 30 anos de carreira no dia 6 de outubro do ano passado, nada melhor, do que o XXII homenageá-la aqui no Musicoteca falando sobre um pouco da sua grande historia até a indústria fonográfica e, de seu primeiro álbum intitulado Madonna lançado 1983 que completa 30 anos de história também.
Capa do Disco

O primeiro disco da cantora chegou às lojas em julho de 1983, impulsionado pela faixa “Everybody” que já estava fazendo o maior sucesso nas pistas mais animadas da época. Mas antes de comentarmos mais do álbum que a fez estrelar no mundo da música, vamos saber como essa mulher fatal trilhou seus passos ao brilho dos holofotes de todo o mundo.

Capa do disco lançado mudialmente

Nascida em Bay City (Michigan) – EUA, em 16/08/1958, cresceu numa comunidade católica de Detroit e ajudou o pai Silvio Ciccone a cuidar de seus irmãos menores até ele casar-se de novo. Madonna era a mais velha entre oito filhos do casal Silvio Ciccone e Madonna Fortin que morreu de câncer aos 35 anos e de quem ela recebeu o mesmo nome. Nessa época, a menina que cantava no coral da igreja, compunha e tocava piano, até que já com seus 18 anos, resolveu sair de casa e tornar-se independente.

A artista como sabemos é apaixonada por dançar – e cantar claro – muito, e ela expressa bem isso em suas turnês ou performances exuberantes. Após estudar ballet e dança moderna na Universidade de Michigan, Madonna jogou-se para Nova York de mala na mão e 35 dólares no bolso. O único dinheiro que tinha a deixou na Times Square, sem saber para onde ir, aceitou o convite de um estranho para ficar em seu apartamento. Nos meses seguintes, sobreviveu à custa de amigos - em sua maioria grafiteiros, roqueiros e dançarinos - e de empregos temporários, chegando a posar nua e a trabalhar em filmes eróticos para pagar suas aulas de dança. Entrou numa companhia de dança em Nova Iorque e trabalhou de garçonete no Dukin'Donuts.


 
Clipe da música Holiday

Com 20 anos, conheceu o cantor francês Pratick Hernandez, na qual lhe fez promessa de torná-la uma grande estrela, levou-a a Paris e bancou todas as regalias que uma mulher podia ter. Porém, seis meses depois ela voltou para Nova York. Aprendeu a tocar violão, teclado e bateria, apresentando-se durante certo tempo em clubes noturnos com sua “Rockband” The Breakfast Club. Começou a compor e gravou uma de suas primeiras músicas “Everybody”, em um cassete, convencendo um Disc-Jóquei a tocá-la – tem quem diga que ela usou de meios sensuais para isso. Rapidamente o single transformou-se na favorita de quem frequentava a Chelsea, uma das mais badaladas boates da época. Mark Kamins, executivo da Sire Records, ouviu, gostou e chamou Madonna para gravar seu primeiro LP. Logo, em 1983, “Madge” – apelido que a imprensa britânica deu a Madonna, que no caso ela detesta – lançou sem primeiro álbum chamado “Madonna”. Daí em diante o mundo passou a conhecer, amar e odiar, para alegria de uns e infelicidade de outros, a mulher chamada MADONNA!! A partir de então sua historia apenas começara.

Cenas do clipe Burning Up

Clipe da música Borderline

Lançado precisamente em 27 de julho de 1983, o álbum foi lançado com duas capas, a primeira foi a foto que aparece como primeira deste post e a segunda com título Madonna - The First Album - e foi feita para ser lançado mundialmente. Feito pra dançar e relaxar, o disco traz referências do disco, dance e Black Music, com arranjos simples e sem letras complicadas ou profundas apenas um pop totalmente dançante que gruda na cabeça, que falam sobre relacionamentos que não dão certos, amores, casos e bastante dança.

Clipe da música Lucky Star

Posterior ao sucesso de Everybody é lançado Burning Up, música pra dançar a noite toda, porém também sua mensagem manifesta uma exótica declaração de amor. Holiday, terceiro single do disco e que mais tarde se tornaria um clássico hino da cantora nos traz energias positivas, a mensagem da música é “É hora dos bons momentos, Esqueça os maus momentos...", expressando que é sempre melhor encarar os problemas de nossas vidas com vibrações boas, assim ficará fácil deixa-los para trás, a música também foi à primeira de Madonna a entrar no Hot 100 da revista Billboard, alcançando o 16° lugar. Borderline, quarto single do disco e também ficou dentre as cinco melhores da parada musical americana, o que era impressionante para uma novata, é aquele tipo de baladinha que todo álbum pop tem que ter, a letra da música é sobre ciúme e a pessoa que está sofrendo com a crise já se encontra saturada e o que ela apenas deseja é demonstrar seu amor de maneira livre, sem pressões. Escrita por Madonna, Lucky Star último single do álbum fala sobre algo, ou alguém ser seu amuleto da sorte na qual através da fé nesse amuleto seria possível conseguir o que deseja. A música foi um sucesso estrondoso e fez com que Madonna tivesse que adiar seu próximo álbum Like a Virgin para o fim de 1984, o clipe da música trazia Madonna com o estilo que firmaria no inicio de sua carreira, uma mistura punk & brega com raízes de cabelo escuras, meias na perna e crucifixos, lançando moda e fez com que surgissem as famosas wannabes que se vestiam iguais à Madonna.

Madonna/Madonna-The first Album foi o disco que trouxe ao mundo dos holofotes a nossa rainha do Pop, um disco alegre, divertido, dançante expressando para que Madonna veio ao mundo, para brilhar. Fica a dica pra quem ama Madonna, quem curti música Pop, gosta de dançar e claro adora música boa como a gente do XXII.

Por: Carlos Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário